AUTOMODELOS

KYOSHO V-ONE

Nasce o V-One R.


A kyosho, com o modelo " V-One R", lançaria então um revolucionário modelo "Pure-Ten" , na categoria 1/10 Turismo".Empregava então muita tecnologia herdada do então poderoso " Fanton" , como o sistema de embreagem "3D" , suspensão estilo "Pivot Balls", Amortecedores com anéis ajustáveis de serie, e sistema de transmissão integral por 3 correias.Os concorrentes da época seria então o "Mugen MTX-2" , "Serpent Impulse" , "Yokomo GT-4W". 


V-One RR (Pronuncia-se " V_One Double R" )


O "V-One RR" não foi na verdade uma atualização, e sim uma nova versão, que viria com pneus de espuma, eixo dianteiro tipo "One-Way" , Polias configurada para " Over-Drive 0.98" , e postes para uso de bolha "Lola" . logo muita gente começou a trocar os postes e colocar o " Bumper" do " V-One R" , e usar a "Bolha" tipo turismo, considera-se que aqui nasce o novo formato da categoria On-Road 1/10 200mm. praticado atualmente.


V-One RR Evolution



A primeira “Revolução” ! Inicio de 2004, ano que então iria ser realizada o 1º Campeonato Mundial On-Road 1/10 200mm. Turismo, no Brasil, cidade de Jundiai-SP. O “ Popular” V-One ganhava sua primeira “ verdadeira” atualização, o servo de “ direção” ficaria posicionada na posição horizontal, rente ao chassi, proporcionando grande ganho ao baixar o centro de gravidade. A mecânica era a mesma, portanto o kit de conversão viria apenas o chassi novo, radio plate, e peças do “salva-servos”. Foi implantado o modulo “0.8” no cambio nesse modelo. Este foi o modelo que menos tempo ficou no mercado na historia do “V-One” 


V-One RRR (Triple R)


1º Campeão Mundial 1/10 200mm.! Julho de 2004, um mês antes do inicio do mundial, é lançado o “ V-One RRR” . Um carro totalmente novo, sistema de transmissão totalmente reprojetada, ditando a tendência atual nos modelos novos concorrentes, centro de gravidade mais baixo ainda, novo formato do tanque de combustível, nova posição da bateria, abaixo do tanque, novos pequenos pinhões na embreagem. Enfim, as únicas peças aproveitadas do seu antecessor seria as peças do salva-servos...o resultado do mundial: 8 “V-One RRR” na grande final, que eram 10 carros no total, o vencedor, claro foi um “V-One RRR”. Tudo isso resultado de grande empenho da equipe “ Kyosho” , o que se resultou no carro a ser batido.


Kyosho V-One RRR Rubber Tire Version


Logo após o lançamento do "RRR", a Kyosho lançou a versão equipada com pneus de borracha, que vinha equipado com diferencial dianteiro de 4 satelites, correia lateral 387 para uso conjunto da polia 24T, oferecendo transmissão 1:1, ou seja, sem o overdrive. Alem disso, vinha com molas mais macias, estabilizadores mais moles, sapata da embreagem vermelha, ponta de eixo traseira curta, tudo para oferecer um melhor densempenho com pneus de borracha. Esta versão foi lançada para participar da kyoshocup, atualmente na kyoshocup é permitido o uso de pneus de espuma e então a kyosho não fabricou mais esta 
versão.


V-One RRR WC Edition


Após se consagrar campeão mundial no campeonato realizado em Jundiai-SP/2004, a kyosho lança então o modelo que seria a réplica do modelo campeão, na verdade, um modelo com bastante opcionais, como universais , montante interiço, torre dianteira de carbono, adaptador do disco de freio de aluminio, correias especiais e prolongador do esticador de correia, que corrige um erro de projeto do RRR, onde a correia lateral então esfregava na saida do motor.


V-One RRR Evo.


Ao contrario do RR Evolution, o RRR Evo. não trouxe muitas mudanças radicais. a principal certamente é a volta do servo de aceleração na posição vertical novamente, o menor numero de peças da mais confibialidade e reduz o peso do carro, o que compensa a teorica perda de estabilidade com o centro de gravidade mais alto. outras mudanças foi a polia no eixo do cambio em aluminio, eixo do cambio em aço mais resistente, novo material empregado na fabricação das coroas, e amortecedores mais grossos, mesmo utilizado no modelo Evolva.


V-One RRR Evo.WC Team Edition


Na final do campeonato mundial de 2006, realizado na Autralia, o RRR liderou praticamente 95% iniciais da prova, quando um incidente faz quebrar a antena do receptor, dando de bandeija o campeonato para o concorrente MTX4R, mesmo assim a Kyosho conseguiu colocar 5 carros na etapa final, demostrando um superioridade aos outros. A kyosho lança o modelo replica do carro do time do campeonato mundial. Muitos opcionais novamente, dando destaque ao estabilizador traseiro ajustavel.


V-One RRR Evo.2


Lançamento : Julho/2008 - Após se consagrar campeã no mundial de 2004, ser vice no mundial de 2006, a Kyosho prepara o seu novo arsenal, o V-One RRR Evo.2 , com o chassi com desenho renovado em novo material (7075-T6), coroas com mais carbono em sua composição, upperdeck mais leve, torre do amortecedor traseiro de 3mm e parafusos sextavados. Com isso, o carro ganha mais "grip mecânico" , robustez , e facilidade na manutenção. A partir dessa geração, o carro começa a usar molas de 13mm de diametro, as mesma usada no Evolva 1/8 (e tambem a mesma medida usada pelas concorrentes, aumentando assim a quantidade de molas disponíveis no mercado).


V-One RRR Evo.2 WC Team Edition


Novembro de 2008 - O V-One RRR ganha de novo o mundial de 2008 , embora que com um carro bastante modificado, com peças de carro de outra marca. A Kyosho lança então o carro oficial WordCup Team Edition 2008. Com varios opcinais.


V-One RRR Shimo Edition


Previsto para Dezembro de 2009.

As versões V-One S


V-One S



2004? Junto com o V-One R , é lançado a versão mais simples e barata. Basicamente usa a mesma mecanica de suspenção (mesma bandejas e mesma mangas). inicialmente foi vendido com cambio de uma marcha, com possibilidade de upgrade para um cambio de 2 marchas, do tipo acionado por gancho. Este sistema de cambio não é muito eficiente e duravel, mas tinha resistencia para aguenta o motor utilizado (GXR.15), como muitos acabavam trocando o motor por um mais potente, era frequente a quebra do cambio.


V-one SII



O V-One SII aparece com nova aparencia, agora com outro tanque, formato padrão, o tanque da primeira versão era frequente problemas com vazamentos, o cambio de 2 marchas vem de caixa, mas continua o mesmo funcionamento por gancho.

V-One SIII


Final de 2004? Baseado no então V-One RRR, a Kyosho apresenta o V-One SIII , com as mesmas bandejas de suspenção, mesmo esquema ddas correias , cambio de 2 marchas com acionamento por bolachas, radio-plate com perfil baixo (mais baixo até mesmo que do V-One RRR), novo motor GXR.15.GXR.15 : O motor com partida tipo recoil, que não usa rolamento oneway.O motor utilizado no V-One SIII (e tambem no FW05-T / FW06-T), utiliza um engenhoso sistema para partida, que quando o motor entra em funcionamento, o sistema se afasta automaticamente, deixando o motor livre, sem o chamado perda de potencia, causado pelo tradicionais rolamento oneway, o ganho de performance é consideravel grande.

o INICIO - Kyosho Spider MK


É possivel dizer que a familia desta categoria , 200mm. turismo , com transmissão por correia , começou com este modelo. Não consegui nenhuma imagem dele original, pois este foi lançado em torno de 1995. Não me lembro de nenhum outro modelo, de outra marca , deste padrão, na epoca a tendencia era os super-size (super-ten, ou os pro.15, tipo impact, bmt).